SINCOVAL
(43) 9 9923-2697

Posse Festiva

Sexta-feira, 2 de Março de 2018

Cercados por integrantes, colaboradores e parceiros, cinco sindicatos patronais realizaram a transmissão de posse de suas diretorias executivas na última terça-feira (27), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região- Sincoval.

Com a presença de mais de 100 pessoas, o anfitrião Sincoval, o Sindicato dos Corretores de Café- Sincafé, o Sindicato dos Salões de Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Paraná- Sincap, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Londrina- Sinfarlon e o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná- Sindióptica Paraná empossaram seus presidentes em uma Cerimônia Festiva que contou a presença do presidente da Fecomércio Paraná Darci Piana, do vice-presidente da Fecomércio Paraná Ari Faria Bitencourt, do secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda Elzo Carreri, representando o Prefeito Municipal de Londrina Marcelo Belinati, entre outras autoridades.

Durante os pronunciamentos, algumas mensagens se destacaram, como foi o caso da abordagem do presidente da Fecomércio Paraná Darci Piana que citou a importância da união dos sindicatos a partir das mudanças que o país vem sofrendo. “ A Fecomércio Paraná foi a favor da Reforma Trabalhista, sancionada em 2017. Foi a partir desta reforma que o relacionamento entre empregador e empregado pôde evoluir. Ela possibilita, por exemplo, que o acordado entre as partes prevaleça sobre o legislado, ou seja, esta mudança proporciona ganhos para ambas as partes. Mas com a implantação da Reforma trabalhista veio também o fim da contribuição sindical, o que a Fecomércio enxerga como um trampolim para o fortalecimento dos Sindicatos. A união é necessária entre o empresário e o trabalhador e também entre os Siglas. E foi o que eu vi aqui hoje”.

Outra autoridade que se mostrou vibrante com as mudanças que o Brasil vem registrando é o novo presidente do Sincoval Ovhanes Gava “Vivenciando o Sindicato como gestor, percebo que os interesses comuns das relações de trabalho ultrapassam o relacionamento: empregador e empregado. Existe uma diretriz entre os sindicatos, tanto nos patronais, como nos sindicatos dos trabalhadores. Estamos escrevendo uma nova história pós-reforma trabalhista e é tempo de inovar e de nos unirmos, é o que faremos aqui”.

A contribuição do Presidente do Sindicato dos Corretores de Café- Sincafé Joselito Soncela, abordou a necessidade do fortalecimento da representatividade dos Sindicatos perante a sociedade. “ A união dos sindicatos é o caminho. Precisamos aprimorar a cada dia nosso sistema de trabalho, mostrando para o associado que nós somos a sua voz e que perante tantas mudanças, o Sindicato, mais do que nunca, é essencial para sua atividade comercial”. Já o Sindicato dos Salões de Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Paraná- Sincap, que tem como presidente Antônio Carlos Pariéti acredita que 2018 será um ano promissor para as Siglas e para todo o país. “ É um momento de mudança, de transição não somente nos Sindicatos, mas no país. E os Sindicatos tem de acompanhar a evolução. Nos unirmos é a principal ação em prol do sindicalizado”. E o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Londrina- Sinfarlon pretende firmar o Sindicato através de seus próprios associados, promovendo cada vez mais convenções coletivas, disponibilizando atendimento e assessoria “ Nossa diretriz é promover cada vez mais o associado, através da participação dele em nossa sigla”.

E fechando as falas na Solenidade Festiva, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná- Sindióptica, que também é diretor para assuntos sindicais da Fecomércio Paraná,  José Alberto Pereira discursou sobre a mudança no entendimento dos empresários no que diz respeito a importância do movimento sindical “ A economia de Londrina e Região gira em torno do comércio e da prestação de serviços, a maior parte da receita do nosso Produto Interno Bruto vem das atividades comerciais e os Sindicatos são quem dão suporte para as relações entre empresário, empregado e até entre o consumidor. Se deparando com as mudanças na esfera do mundo do trabalho, o empresário perceberá que precisará da entidade para ações e projetos dentro da empresa”.

Ainda durante o evento, o Senhor Roberto Martins que presidiu o Sincoval entre 2014 e 2018 e tomou posse como vice-presidente do Sindicato na ocasião, recebeu uma placa em sua homenagem por sua dedicação como presidente da Sigla. “ Em agradecimento ao gesto do Sincoval afirmo que todos os planos, projetos e ações que foram tomadas ao longo do tempo, contei com cada um que trabalha aqui. Nada foi construído sozinho”.

As homenagens foram estendidas ao presidente da Fecomécio Paraná Darci Piana, que é conhecido pelas organizações sindicais, Sistema S e sociedade como um profissional visionário e empenhado.

Presença de autoridades

Representando o prefeito municipal de Londrina Marcelo Belinati, o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda e que também preside o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, confirmou em sua fala a importância dos Sindicatos para a funcionalização das empresas “ São os Sindicatos, as organizações responsáveis pelo bom andamento inclusive, do preenchimento de vagas, da adequação do trabalhador à empresa, entre outras relações de trabalho”.

Quem também prestigiou o evento foi o Tenente coronel Sandro Alberto Segovia, do 5º Batalhão da Polícia Militar, o Consultor do Sebrae Regional Norte Rubens Negrão, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região- Sincolon Geraldo Sapateiro, Amilton Rodrigues, representando o Sindicato Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná- Sica PR, Idenildo Dias Alves, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina e região – Sinttrol, Angêlo Pamplona, representando o Grupo Gestor da “Nova Sergipe” e Associação Comercial e Industrial de Londrina –ACIL, o Tenente do Corpo de Bombeiros, Comandante Major Ezequias de Paula Natal e o presidente do Rotary Club Marcelo da Silva Pívaro.